
Monitorização Multimodal Intraoperatória
A monitorização multimodal intraoperatória avalia, em tempo real, a função neurológica durante o ato cirúrgico. Isso reduz o risco de dano neurológico reversível e irreversível, pertinentes aos atos cirúrgicos de alta complexidade.
Como é realizada a Monitorização Multimodal Intraoperatória
É importante ressaltar que ocorre alguns exames simultaneamente. São, por exemplo, os potenciais evocados motores dos quatro membros e corticobulbar (PEM).
Além disso, ainda ocorrem, por exemplo, os potenciais evocados somatossensitivos (PESS), potenciais evocados auditivos (PEA), potenciais evocados visuais (PEV), eletromiografia livre (EMGL), eletromiografia estimulada de nervos e tronco cerebral (EMGE).
Realiza-se todos os potenciais logo após a indução anestésica. Isso, claro, é feito antes se iniciar o procedimento cirúrgico. E mais: estes potenciais iniciais (basais) tomados referem-se para comparação com os potenciais realizados durante todo o ato operatório.
Em outras palavras, o uso integrado dos potenciais evocados compõe a técnica de monitorização multimodal mais comumente empregada. Além disso, fornece alta sensibilidade e especificidade na prevenção de lesões neurológicas no intraoperatório em cirurgias da coluna vertebral e medula espinhal.
Ou seja, a monitorização multimodal intraoperatória tornou-se um método amplamente utilizado para monitorização da função neural durante as cirurgias.
Existe algum tipo de risco?
Deve-se ser imediatamente informada à equipe cirúrgica para que sejam tomadas as medidas adequadas a fim de reverter a situação se houver alguma deterioração dos sinais.
Isso existe, por exemplo, para que haja uma reversão da alteração neurofisiológica, antes que se transforme em um déficit clínico no período pós-operatório.
Qual a duração do exame?
A duração da monitorização multimodal intraoperatória depende do tempo da cirurgia. A Clínica de Neurofisiologia Dall Alba e Barros dispõe de toda a estrutura e de profissionais altamente qualificados para aplicar a monitorização neurofisiológica multimodal intraoperatória. Entre em contato com a nossa clínica e esclareça todas as dúvidas sobre o procedimento.