
Potencial Evocado Motor. O que é e para que serve
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que os exames potenciais evocados são sinais elétricos gerados pelo sistema nervoso em resposta a algum estímulo. E o Potencial Evocado Motor faz parte desse universo.
O que é Potencial Evocado Motor?
O Potencial Evocado Motor tem como finalidade diagnosticar a integridade das vias nervosas do sistema nervoso central e periférico. Também conhecido como PEM, o exame faz par
Para que serve o exame?
Esse exame avalia a via motora dos membros inferiores e/ou membros superiores. Como resultado, obtém respostas após o estímulo cortical e captação nos músculos correspondentes.
É possível quantificar e localizar a lesão do trato corticoespinhal desde o córtex motor, passando pela medula e registrando no músculo.
Trata-se de um exame adjuvante no planejamento de cirurgia da coluna e de lesões centrais. Isso porque quantifica objetivamente o grau de lesão da via motora.
Contudo, o Potencial Evocado Motor apresenta grande utilidade no diagnóstico de doenças psiquiátricas que aparentam patologia neurológica.
Como é feito o Potencial Evocado Motor?
Para a realização do exame é necessária a sincronização de dois equipamentos simultâneos. O de eletroneuromiografia e o de estimulação magnética. Este moderno equipamento irá realizar a estimulação transcraniana do córtex motor de forma indolor e eficiente.
Os sensores colocados no paciente registram a atividade neuronal através de pequenos impulsos elétricos realizados no crânio e captados nos membros inferiores e/ou superiores.
A Clínica de Neurofisiologia Dall Alba e Barros dispõe de vários modelos de bobinas que são necessárias para estímulo de áreas específicas corticais, assim como o registro de excelente qualidade.
Vale ressaltar que a duração média do exame é de aproximadamente uma hora. Para finalizar, não é necessário preparo específico. Por outro lado, é importante levar os exames de imagem e laboratoriais relacionado ao caso que está sendo estudado.